Pular para o conteúdo principal

Gonzalo Hidalgo: Arte, Permacultura e Comunidades Sustentáveis

Gonzalo Hidalgo nos fala sobre sua vida e seu trabalho que conecta as Artes e os fundamentos da Permacultura, em conversa realizada em janeiro de 2018, no Kilombo Tenondé.

Gonzalo Hidalgo . Permangola 2018 . Bahia 

Meu nome é Gonzalo Hidalgo. Eu sou chileno de nascimento, mas eu moro nos Estados Unidos há mais de 34 anos. Sou artista formado em performance e também em artes de impressão. E comecei a fazer permacultura há mais de 25 anos.

A permacultura me encontrou em uma viagem ... meu trabalho artístico tinha muito a ver com objetivos que eram ecológicos e sociais e comecei a pensar por muito tempo que as condições de museus e galerias artísticas não davam pra expressar o que eu queria fazer: interagir com mais gente, inclusive manifestar minha visão do mundo só através da arte. Fiquei com um compromisso de fazer um trabalho que tinha como objetivo ter mais contato com mais gente. Que ele fosse um veículo de transformação para mais gente, e a permacultura foi esse veículo. E eu fui um aprendiz e ainda sou aprendiz. Aqui ninguém tem qualidade para dizer que ficou maestro apenas. O verdadeiro maestro é aquela pessoa que pode aprender sempre. Eu acredito que isso é importante.

Mo: E como foi sua primeira experiência com a permacultura?

Gonzalo: Eu já tinha trabalhado com esculturas e sempre tive muita facilidade manual. E estava ensinando em uma universidade e me ofereceram um mestrado em cultura, ecologia e comunidades sustentáveis. Então eu fiz o mestrado e comecei a combinar uma situação que tinha muito a ver com meu trabalho artístico e meu trabalho social voluntário, em comunidades rurais, comunidades indígenas e também na parte urbana, eu trabalhava muito com crianças e juventude, transformando áreas que são abandonadas em jardins comestíveis.

Mo: Então para você o que é a Permacultura?

Gonzalo: Permacultura vem de um conceito da Nova Zelândia e da Austrália que era a agricultura permanente, que era satisfazer as necessidades da terra, observando os ciclos da terra, substituindo um plantio por outro plantio, depois substituir por um plantio que ficava na terra, para que a terra nunca deixasse de produzir e para que a terra não perdesse a microbiótica. Depois de um tempo, algumas pessoas como Bill Wallison e Scotch começaram a perceber que a permacultura não se tratava apenas de agricultura, mas também tinha a ver com sistemas … os sistemas também poderiam ser cíclicos, sistemas de água, de energia, inclusive sistemas humanos. Então assim se criou a permacultura, que é uma cultura permanente. 

A permacultura em si, como eu a entendo, é um sistema de éticas e de princípios aplicáveis a uma organização de construção, uma organização de casas, uma organização de um negócio, porque são princípios basicamente éticos, que tem a ver com três éticas importantes, que são: o cuidado com a terra, o cuidado com o ser humano e o compartilhamento de excedente, porque quando os ciclos se fecham e não são produtivos, eles criam excedentes. Então, ao invés de vender o excedente, você compartilha o excedente e faz a vida de outra pessoa melhor, aí acontece um crescimento porque essa pessoa vai ficar melhor e já serão duas pessoas que estão bem. E depois ficam 4, depois 6, depois 10 … depois milhões.  Então nós podemos criar um mundo que é muito mais sustentável.

Mo: E dentro de tudo o que você esta falando, como podemos usar a permacultura como uma ferramenta de descolonização?

Gonzalo: Acredito que na América Latina seja mais fácil a aplicação da permacultura do que em outros países … porque a gente já vive em um estágio de pobreza. E um estágio de pobreza necessita como um estágio de riqueza. É uma contradição, mas é interessante, porque você tem menos coisas materiais, você está mais sujeito a uma realidade que tem a ver com alimentação, com energia, sujeito a minimizar um gasto, né? E a permacultura tem a ver com isso, de sair de uma rede de consumo, seja consumo energético, de alimentação… um consumo necessário que é formulado através de uma publicidade, de uma estratégia de necessidade falsa. Então, precisamente a permacultura demonstra a você que você pode ser o dono dos sistemas alimentares, que você pode crescer e ter controle de sua alimentação. Você se liberta dos agroquímicos, você sustenta sua alimentação através do lixo orgânico, compostagem e a compostagem vai pra terra e isso realmente não tem custo nenhum. Só tem o custo do trabalho, que não é muito grande. E como são sistemas que vão fechando, o trabalho vem cada vez menos, em maior produção.

Por isso eu gosto de trabalhar muito na parte rural. Sem eletricidade, sem transporte … situação ideal para pensar na permacultura. Começar com mudanças pequenas, você demonstra que pode alcançar um benefício muito bom.

princípios da permacultura

Mo: Como levar e ampliar o alcance dessa tecnologia para o povo rural?

Gonzalo: Essa tecnologia é uma tecnologia apropriada, que existiu por muito tempo. Agora é só recuperá-la. Quando eu faço uma apresentação numa comunidade rural, muita gente fala "Meu pai fazia isso", "Minha avó já praticava isso!" . Foram técnicas que foram desaparecendo, substituídas por técnicas que escravizaram o povo. Mas tem técnicas que são apropriadas e foram trazidas para o contexto moderno, mas são técnicas muito antigas, tanto na construção, na produção alimentar, na produção de energia … Então a permacultura não é uma coisa estranha, uma coisa que está fora do contexto, que se tem que aprender. Um problema que eu vejo entre muitos permacultores é que eles estão usando linguagens muito complexas e a verdade é que é só a linguagem, porque o trabalho é muito simples. De uma simplicidade incrível. Apenas precisamos conectar coisas e fechar os sistemas, por exemplo, para o sistema de água: você capta água da chuva, usa essa água no chuveiro, põe em um filtro natural e logo essa água jorra o jardim. Então com um ciclo você fecha três ciclos. Prestar atenção nas coisas que estão ao seu redor. Como as coisas foram feitas antes? Antes a gente não tinha fios de eletricidade, né? O sol era a energia, usávamos lâmpadas de oleo, esse tipo de coisa … agora é como um clique, você aperta o clique e a luz acende e você tem que pagar pela luz.  Então veio a energia solar agora, que está ficando cada vez mais abundante e mais barata. Também se trata de uma consciência de quanto que você precisa e assim começa a se criar um excedente. Não é “Quem tem mais, consume mais”. Mas sim “Quanto que você precisa?” Se eu estou produzindo mais do que preciso, eu compartilho meu excedente com outra pessoa. Ou faço uma troca, né? Posso trocar eletricidade por feijão, ou trocar qualquer coisa produzo e que me sobre um excedente, né? Criar independência na rede, na rede que você não controla, que ninguém sabe quem controla … Mas cada vez que você está consumindo algo que você não sabe de onde vem, está fazendo milionário a uma pessoa que não tem nenhum contato com você.

Mo: Como as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos podem viver a permacultura?

Gonzalo: A permacultura é um sistema de éticas e princípios aplicáveis a fechar sistemas de produção e de trabalho. Sistemas de organizações que são aplicáveis ao campo mas também dentro do contexto urbano.

Você começa a fazer pequenas mudanças. Nos centros urbanos tem mais recursos materiais. Como a eletricidade mais abundante, a gasolina com valores mais baixos, e por isso, maior consume também … você consome mais eletricidade porque na cidade você tem muito mais coisas para pôr na tomada. Tem muito mais tomadas nas casas agora do que tinha antes. Se antes os construtores botavam uma tomada por quarto, hoje são cinco. E hoje tudo é elétrico. Então, eu estou envolvido em projetos que propõe criar jardins alimentícios nos tetos dos prédios. É possível usar áreas urbanas de alta densidade também como centros de captação de água ou produção alimentar, ou esse tipo de coisa. Então se tem a possibilidade de gerar crescimento de consciência dentro de um centro urbano também. Por exemplo, o uso das bicicletas como meio de transporte para ir para o trabalho.

Mo: Como você vê um evento como esse, o Permangola?

Gonzalo: O permangola nasce do conceito… Vou contar como conheci o Mestre Cobra Mansa. Tem uma FICA na cidade de Oakland (EUA), na California, onde vivo. Tem um ritual que é sempre em novembro, no qual os indígenas vão a Alcatraz, uma ilha que está no centro desta Bahia, uma ilha que foi uma prisão por muito tempo. Esse ritual se chama “Ritual da Saída do Sol” e vai muita gente, muitos indígenas mexicanos … se juntam de madrugada. Quando o sol nasce, todos começam a dançar e ficam horas dançando, uma coisa linda linda! Eu estava conversando com um grupo de amigos e precisava de um bilhete para entrar no ferry e chegar na ilha... entaão vejo um Rasta com uma garota, que me fala “tenho dois bilhetes aqui para vender”. Comprei o bilhete e fui conversar com outras pessoas. Logo estou na fila e vem um capoeirista do México e me saúda. De repente ele diz “Mestre, mestre! Este é o cara que te falei da Permacultura!” e aí me aparece o Rasta que me vendeu o bilhete! Era o Mestre Cobra Mansa. Então subimos no ferryboat, começamos a conversar e ficamos conversando por três dias! No ano seguinte eu tinha que vir a São Paulo e Cobra Mansa me falou do evento chamado “Permangola”, que levavam mais de três anos fazendo, naquela época. Eles propunham a união da Capoeira Angola com a Permacultura. Então, de Sao Paulo vim para Valença. Há 8 anos atrás … E aqui começamos a trabalhar … pensar no que o evento precisava para melhorar, o que precisava a localidade de Bonfim, em Valença … pensar no que o Kilombo precisava, analisar o presente e pensar no que podia ser feito para o futuro …

Eu gosto muito dessa essência que a permacultura apresenta … as estratégias de como manejar um terreno, como fazer um desenvolvimento sustentável … de encontro com a capoeira, que trás a disciplina e a espiritualidade, o que muitas vezes você não encontra em grupos de Permacultura.

A espiritualidade cria um movimento dentro da capacidade humana para as coisas que não são compreensíveis mas que são necessárias.


Para finalizar, eu gostaria de estender o convite às pessoas que terão acesso a essa conversa, que se aproximem da Permacultura, que se aproximem do Permangola, onde a permacultura se encontra com a capoeira angola e ficam nessa dimensão … conectando agro-floresta, bioconstrução, captação de água, plantio, espiritualidade e interação humana ... Todo o propósito do que fazemos tem a ver com interação entre pessoas … temos que entender o que é o outro … que o outro não é um estranho … o outro é parte de nós. Todos Somos Um. Eu reconheço em você minha pessoa, minha necessidade e minha intenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n